Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco.
A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center, no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como frontman. Após esse show, Davy viajou para a Inglaterra para promover a série, vindo a participar do conhecido programa inglês Top of the Pops.
Com uma agenda monstra, os Monkees filmavam os episódios do seriado, tocavam ns shows da turnê e ainda participaram do programa de TV Different Drum. Em 26 de dezembro de 1966, se apresentaram em Denver, Colorado, EUA e nos dias seguintes até o fim do ano, tocaram em Memphis, Tennessee, em Louisville, Kentucky, Winston-Salem, Carolina do Norte, em Pittsburgh, Pensilvânia e Cincinnati, Ohio. Além da turnê, Pete ainda teve uma brechinha para dar uma canja no show do Buffalo Springfield, banda do amigo Stephen Stiils no legendário Whisky Au Go Go em Hollywood, Califórnia.
Nos dois primeiros dias de janeiro de 1967, vieram mais alguns shows da turnê de inverno em Nashville, Tennessee e Tulsa, Oklahoma. Nesse ínterim, após meses de confronto com Don Kirshner, Mike Nesmith conseguiu, junto aos chefões Bert Schneider e Rob Rafelson, carta branca para que a banda pudesse tocar instrumentos e ter mais liberdade criativa no estúdio, aceita muito a contragosto por Don Kirshner. Essa nova fase teria início dentro de algumas semanas.
No dia 10 de janeiro de 1967, veio a bomba: foi lançado, sem conhecimento da banda, o segundo álbum, More of the Monkees, produzido por Boyce & Hart, Neil Sedaka, Carole Bayer Sager, Michael Nesmith, Jeff Barry, Jack Keller e Goffin & King, nos mesmos molde do primeiro, ou seja, com o grupo apenas cantando ladeados por uma banda de estúdio. Neste álbum estão canções como Mary Mary (Nesmith) com Micky nos vocais, Look Out (Here Comes Tomorrow) (Neil Diamond) apresentando Davy no lead, The Kind of Girl I Could Love (Nesmith), única participação de Mike como vocalista e Your Auntie Grizelda, trazendo enfim a estreia de Peter como vocalista principal, além de I'm a Believer e (I'm Not Your Steppin' Stone), já lançadas em single. Esse foi o quarto êxito consecutivo dos Monkees em disco, que ficou na liderança da Billboard 200, ficando na ponta nas paradas de países como Reino Unido, Canadá e Noruega.
Apesar do êxito, os Monkees (em especial, Mike) não gostaram do álbum ter sido lançado à sua revelia e a relação já estremecida entre Mike e Don Kirshner chegou num ponto crucial. Kirshner havia traído o acordo de não lançar mais material sob sua tutela até que fossem finalizadas as nova sessões com maior participação da banda. Durante uma discussão acalorada entre o guitarrista e o produtor, que havia levado cheques de royalties e discos de ouro para eles, Nesmith deu um murro numa parede e disse a Kirshner "isso poderia ter sido na tua cara".
Continua aqui
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center, no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como frontman. Após esse show, Davy viajou para a Inglaterra para promover a série, vindo a participar do conhecido programa inglês Top of the Pops.
Com uma agenda monstra, os Monkees filmavam os episódios do seriado, tocavam ns shows da turnê e ainda participaram do programa de TV Different Drum. Em 26 de dezembro de 1966, se apresentaram em Denver, Colorado, EUA e nos dias seguintes até o fim do ano, tocaram em Memphis, Tennessee, em Louisville, Kentucky, Winston-Salem, Carolina do Norte, em Pittsburgh, Pensilvânia e Cincinnati, Ohio. Além da turnê, Pete ainda teve uma brechinha para dar uma canja no show do Buffalo Springfield, banda do amigo Stephen Stiils no legendário Whisky Au Go Go em Hollywood, Califórnia.
Nos dois primeiros dias de janeiro de 1967, vieram mais alguns shows da turnê de inverno em Nashville, Tennessee e Tulsa, Oklahoma. Nesse ínterim, após meses de confronto com Don Kirshner, Mike Nesmith conseguiu, junto aos chefões Bert Schneider e Rob Rafelson, carta branca para que a banda pudesse tocar instrumentos e ter mais liberdade criativa no estúdio, aceita muito a contragosto por Don Kirshner. Essa nova fase teria início dentro de algumas semanas.
No dia 10 de janeiro de 1967, veio a bomba: foi lançado, sem conhecimento da banda, o segundo álbum, More of the Monkees, produzido por Boyce & Hart, Neil Sedaka, Carole Bayer Sager, Michael Nesmith, Jeff Barry, Jack Keller e Goffin & King, nos mesmos molde do primeiro, ou seja, com o grupo apenas cantando ladeados por uma banda de estúdio. Neste álbum estão canções como Mary Mary (Nesmith) com Micky nos vocais, Look Out (Here Comes Tomorrow) (Neil Diamond) apresentando Davy no lead, The Kind of Girl I Could Love (Nesmith), única participação de Mike como vocalista e Your Auntie Grizelda, trazendo enfim a estreia de Peter como vocalista principal, além de I'm a Believer e (I'm Not Your Steppin' Stone), já lançadas em single. Esse foi o quarto êxito consecutivo dos Monkees em disco, que ficou na liderança da Billboard 200, ficando na ponta nas paradas de países como Reino Unido, Canadá e Noruega.
Apesar do êxito, os Monkees (em especial, Mike) não gostaram do álbum ter sido lançado à sua revelia e a relação já estremecida entre Mike e Don Kirshner chegou num ponto crucial. Kirshner havia traído o acordo de não lançar mais material sob sua tutela até que fossem finalizadas as nova sessões com maior participação da banda. Durante uma discussão acalorada entre o guitarrista e o produtor, que havia levado cheques de royalties e discos de ouro para eles, Nesmith deu um murro numa parede e disse a Kirshner "isso poderia ter sido na tua cara".
Continua aqui
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
Comentários
Postar um comentário