Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.
Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes.
O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Hart. O lado B, também contando com Micky nos vocais principais, foi escrito pelo casal Gerry Goffin e Carole King, dois membros do elenco estelar do legendário Brill Building. Embora pouca gente saiba, Last Train to Clarkville era uma referência indireta à infame Guerra do Vietnã, que estava acontecendo naquele momento. O compacto emplacou a liderança absoluta da Billboard Hot 100.
O êxito do single fez com que a Colgems, gravadora da banda, lançasse o álbum de estreia, The Monkees, no dia 10 de outubro de 1966. Contou com a produção de Boyce & Hart, Jack Keller (1936-2005) e Michael Nesmith, membro da banda, que havia vencido a queda de braço com Don Kirshner na questão da participação deles na parte criativa do estúdio. Ali estão o tema do seriado (Theme From) The Monkees (Boyce, Hart), Last Train to Clarsville, Take a Giant Step (lançadas em single), além de canções como Saturday Child (David Gates, que fez sucesso nos anos 70 à frente do Bread), Papa Gene's Blues (Nesmith) e I Wanna Be Free (Boyce, Hart), mostrando as estreias de Mike e Davy como vocalistas principais num disco dos Monkees. A participação de Peter Tork foi tímida, apenas tocando guitarra em Papa Gene's Blues e fazendo os backing vocals de Last Train to Clarksville. o LP emplacou no primeiro lugar da Billboard, além de liderar as paradas no Reino Unido, Canadá e Finlândia.
Em 12 de novembro de 1966, saiu o segundo single dos Monkees, I'm a Believer/(I'm Not Your Steppin' Stone, produzido por Jeff Barry, ambas cantadas por Micky. O lado A foi escrito pelo cantor e compositor Neil Diamond (nascido Neil Leslie Diamond em 24 de janeiro de 1941 em Brooklyn, NY, EUA), que já havia lançado a canção antes, sem muito êxito. O anverso é uma composição de Boyce e Hart, sendo as duas canções bastante recorrentes na trilha sonora do seriado. O sucesso foi estupendo! Primeiríssimo lugar na Billboard e Cashbox, as duas principais paradas de sucesso dos EUA além de liderar os charts em todo o planeta, inclusive no Brasil, Canadá, Reino Unido e Austrália.
A Columbia Pictures, dona da Screen Gems e da Colgems, empolgada com o excelente desempenho do seriado e dos discos, decidiu empreender uma turnê nacional da banda, apesar das objeções de Don Kirshner e dos produtores do programa que achavam que os Monkees não estavam preparados para a iniciativa. Coube a Mike e Peter, os únicos músicos de fato do elenco, treinar Davy e Micky para tocarem ao vivo, já que tudo era encenado. Jones prendeu a tocar baixo para poder revezar com Tork, que também tocava teclados. Já Dolenz aprendeu a tocar bateria, mesmo sendo o principal vocalista. A turnê teve seu pontapé inicial em dezembro de 1966.
Continua aqui
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes.
O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Hart. O lado B, também contando com Micky nos vocais principais, foi escrito pelo casal Gerry Goffin e Carole King, dois membros do elenco estelar do legendário Brill Building. Embora pouca gente saiba, Last Train to Clarkville era uma referência indireta à infame Guerra do Vietnã, que estava acontecendo naquele momento. O compacto emplacou a liderança absoluta da Billboard Hot 100.
O êxito do single fez com que a Colgems, gravadora da banda, lançasse o álbum de estreia, The Monkees, no dia 10 de outubro de 1966. Contou com a produção de Boyce & Hart, Jack Keller (1936-2005) e Michael Nesmith, membro da banda, que havia vencido a queda de braço com Don Kirshner na questão da participação deles na parte criativa do estúdio. Ali estão o tema do seriado (Theme From) The Monkees (Boyce, Hart), Last Train to Clarsville, Take a Giant Step (lançadas em single), além de canções como Saturday Child (David Gates, que fez sucesso nos anos 70 à frente do Bread), Papa Gene's Blues (Nesmith) e I Wanna Be Free (Boyce, Hart), mostrando as estreias de Mike e Davy como vocalistas principais num disco dos Monkees. A participação de Peter Tork foi tímida, apenas tocando guitarra em Papa Gene's Blues e fazendo os backing vocals de Last Train to Clarksville. o LP emplacou no primeiro lugar da Billboard, além de liderar as paradas no Reino Unido, Canadá e Finlândia.
Em 12 de novembro de 1966, saiu o segundo single dos Monkees, I'm a Believer/(I'm Not Your Steppin' Stone, produzido por Jeff Barry, ambas cantadas por Micky. O lado A foi escrito pelo cantor e compositor Neil Diamond (nascido Neil Leslie Diamond em 24 de janeiro de 1941 em Brooklyn, NY, EUA), que já havia lançado a canção antes, sem muito êxito. O anverso é uma composição de Boyce e Hart, sendo as duas canções bastante recorrentes na trilha sonora do seriado. O sucesso foi estupendo! Primeiríssimo lugar na Billboard e Cashbox, as duas principais paradas de sucesso dos EUA além de liderar os charts em todo o planeta, inclusive no Brasil, Canadá, Reino Unido e Austrália.
A Columbia Pictures, dona da Screen Gems e da Colgems, empolgada com o excelente desempenho do seriado e dos discos, decidiu empreender uma turnê nacional da banda, apesar das objeções de Don Kirshner e dos produtores do programa que achavam que os Monkees não estavam preparados para a iniciativa. Coube a Mike e Peter, os únicos músicos de fato do elenco, treinar Davy e Micky para tocarem ao vivo, já que tudo era encenado. Jones prendeu a tocar baixo para poder revezar com Tork, que também tocava teclados. Já Dolenz aprendeu a tocar bateria, mesmo sendo o principal vocalista. A turnê teve seu pontapé inicial em dezembro de 1966.
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Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
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