Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos. 

Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes.

O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Hart. O lado B, também contando com Micky nos vocais principais, foi escrito pelo casal Gerry Goffin e Carole King, dois membros do elenco estelar do legendário Brill Building. Embora pouca gente saiba, Last Train to Clarkville era uma referência indireta à infame Guerra do Vietnã, que estava acontecendo naquele momento. O compacto emplacou a liderança absoluta da Billboard Hot 100.

O êxito do single fez com que a Colgems, gravadora da banda, lançasse o álbum de estreia, The Monkees, no dia 10 de outubro de 1966. Contou com a produção de Boyce & Hart, Jack Keller (1936-2005) e Michael Nesmith, membro da banda, que havia vencido a queda de braço com Don Kirshner na questão da participação deles na parte criativa do estúdio. Ali estão o tema do seriado (Theme From) The Monkees (Boyce, Hart), Last Train to Clarsville, Take a Giant Step (lançadas em single), além de canções como Saturday Child (David Gates, que fez sucesso nos anos 70 à frente do Bread), Papa Gene's Blues (Nesmith) e I Wanna Be Free (Boyce, Hart), mostrando as estreias de Mike e Davy como vocalistas principais num disco dos Monkees. A participação de Peter Tork foi tímida, apenas tocando guitarra em Papa Gene's Blues e fazendo os backing vocals de Last Train to Clarksville. o LP emplacou no primeiro lugar da Billboard, além de liderar as paradas no Reino Unido, Canadá e Finlândia.

Em 12 de novembro de 1966, saiu o segundo single dos Monkees, I'm a Believer/(I'm Not Your Steppin' Stone, produzido por Jeff Barry, ambas cantadas por Micky. O lado A foi escrito pelo cantor e compositor Neil Diamond (nascido Neil Leslie Diamond em 24 de janeiro de 1941 em Brooklyn, NY, EUA), que já havia lançado a canção antes, sem muito êxito. O anverso é uma composição de Boyce e Hart, sendo as duas canções bastante recorrentes na trilha sonora do seriado. O sucesso foi estupendo! Primeiríssimo lugar na Billboard e Cashbox, as duas principais paradas de sucesso dos EUA além de liderar os charts em todo o planeta, inclusive no Brasil, Canadá, Reino Unido e Austrália.

A Columbia Pictures, dona da Screen Gems e da Colgems, empolgada com o excelente desempenho do seriado e dos discos, decidiu empreender uma turnê nacional da banda, apesar das objeções de Don Kirshner e dos produtores do programa que achavam que os Monkees não estavam preparados para a iniciativa. Coube a Mike e Peter, os únicos músicos de fato do elenco, treinar Davy e Micky para tocarem ao vivo, já que tudo era encenado. Jones prendeu a tocar baixo para poder revezar com Tork, que também tocava teclados. Já Dolenz aprendeu a tocar bateria, mesmo sendo o principal vocalista. A turnê teve seu pontapé inicial em dezembro de 1966.


Continua aqui


Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.