Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, o fim do seriado

No decorrer de dezembro de 1967, tal qual os Beatles durate o desenvolvimento White Album (lançado em 1968), nas sessões do quinto álbum, os Monkees passaram a trabalhar e desenvolver canções em separado, raramente gravando juntos, apesar de assinarem em conjunto a produção de algumas faixas. Até mesmo a prestimosa produção de Chip Taylor ficou em segundo plano e tão logo terminaram as sessões, ele foi dispensado.

Quanto ao seriado, as filmagens da segunda temporada foram finalizadas em 22 de dezembro de 1967 e a banda estava cansada de seguir os scripts e as mesmas gags de sempre e passaram a começar a dar pitacos aos roteiristas para uma possível terceira temporada. Sugeriram algumas mudanças, entre as quais retirar a claque (risadas) característica do programa, o que já pôde ser sentido no decorrer dessa temporada, filmar algumas performances ao vivo e transformar o seriado num show de variedades com convidados especiais, algo que aconteceu em alguns episódios, quando dividiram a cena com figurões como Frank Zappa (1940-1993) e Tim Buckley (1947-1975). Até mesmo Micky e Peter atuaram como diretores em dois episódios.

No começo de 1968, enquanto davam por encerradas as sessões do quinto álbum, os Monkees começaram a desenvolver alguns compromissos fora da banda. No dia 4 de janeiro de 1968, Peter se apresentou no programa britânico Top of the Pops e Davy participou das sessões de um álbum da dupla Jan & Dean. Ele e Jan Berry  (1941-2004), uma das metades do duo, eram amigos de longa data e ele não pôde recusar o convite. Ele cantou a faixa In the Still of the Night (cover de Five Satins). No dia 23 de janeiro, iniciaram as sessões do sexto álbum.

Em fevereiro de 1968, Rafelson e Schneider se reuniram com a banda num fim de semana num resort em Ojai, Califórnia, apresentando-lhes o então desconhecido ator Jack Nicholson, com quem começaram a escrever o roteiro e desenvolver ideias para a estreia dos Monkees no cinema. As filmagens tiveram início em 11 de fevereiro de 1968, mas apenas Peter participou da sessão, pois os outrso fizeram um boicote pelo fato de não tere sido creditados como coescritores do script. 

Nesse ínterim, veio a bomba: o seriado foi cancelado, acabando com as chances de uma terceira temporada. Os Monkees (menos Pete) tinham interesse em continuar atuando no programa, mas a Screen Gems não tencionava levar a cabo as mudanças sugeridas pela banda. O mais cruel dessa história foi Davy ter recebido um cheque em branco não endossado, uma forma sarcástica de dizer que eles não eram mais necessários.

No dia 17 de fevereiro, foi lançado o single Valleri (Boyce, Hart)/Tapioca Tundra (Mike Nesmith), produzido pelos Monkees (embora algumas fontes afirmem que Boyce & Hart fizeram uma coprodução). No lado A, Davy é o único monkee a participar da faixa, ladeado por músicos de estúdio. Trata-se de uma regravação, já que a versão original havia figurado em alguns episódios da primeira temporada do seriado, ainda sob os auspícios de Don Kirshner, e fazia parte do setlist dos shows da turnê. Já o lado B marca a estreia de Mike como vocalista num compacto dos Monkees. Também foi o único da banda a participar dessa faixa. Teve um ótimo desempenhoem vendas e foi o último single dos Monkees a liderara os charts da Cashbox, ficando em terceiro na Billboard.

Em março, os Monkees continuaram trabalhando incessantemente nas sessões do sexto álbum e participando das filmagens de seu longa-metragem, que teve locações em Utah e Califórnia (EUA) e nas Bahamas. Nesse mês também foram transmitidos os últimos episódios da segunda temporada do seriado, cujo último programa foi ao ar em 25 de março de 1968, marcando o fim de uma era.

Continua aqui

 Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.