Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, pioneiros no uso de sintetizadores

Com o fim da turnê em agosto de 1967, os Monkees puderam, enfim, se dedicar ao seriado e à finalização das sessões de gravação do novo álbum. Nos meses de setembro de outubro, o trabalho foi frutífero e exclusivamente dedicado ao término de algumas faixas. No dia 17 de outubro de 1967, as sessões chegaram ao fim e na semana seguinte, começou-se uma nova série de gravações para o quinto álbum, com uma grande diferença pro anterior, já que eles raramente gravariam juntos doravante, embora tivessem começado a assinar em conjunto como produtores de algumas faixas.

No dia 25 de outubro de 1967, foi lançado o single Daydream Believer (John Stewart)/Goin' Down (Dolenz, Jones, Tork, Nesmith, Diane Hildebrand). A música do lado A, uma composição de John Stewart (1939-2008), que fazia parte do Kingston Trio, com Davy nos vocais, converteu-se num grande clássico dos Monkees, porém ficou de fora do quarto álbum da banda. Já o lado B, cantado por Micky, foi escrito pelos quatro junto com a cantora e compositora Diane Hildebrand. As duas canções apareceram no seriado. Ficou em primeiro lugar na Billboard e na Cashbox, tendo sido o último single dos Monkees a liderar os charts dos EUA.

Em 6 de novembro de 1967, saiu o quarto álbum, Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd, uma citação aos signos de Micky (Peixes), Peter (Aquário), Mike e Davy (Capricórnio), já que os dois últimos tinham o mesmo signo completaram o nome com Jones (sobrenome de Davy) e Ltd, dando ideia de uma empresa formada pelos quatro. Foi produzido por Chip Douglas, onde destacam-se as faixas Salesman (Craig Vincent Smith) com Mike nos vocais, Cuddly Toy (Harry Nilsson), composição do cantor Harry Nilsson (1941-1994) contando com os vocais de Micky e Davy, Pleasant Valley Sunday (Goffin, King) e She Hangs Out (Jeff Barry), cantadas por Micky e Davy, respectivamente e já lançadas em single. Foi o quarto álbum consecutivo e o último disco dos Monkees a liderar a Billboard 200, uma das principais paradas de sucesso dos EUA. Ficou em segundo lugar no canadá e em terceiro na França.

Há que se destacar aqui o pioneirismo dos Monkees no uso de um sintetizador Moog nas faixas Daily Nighly (Mike Nesmith), composição de Mike cantada por Micky (que também tocou o Moog) e Star Collector (Goffin, King), escrita pelo casal Gerry Goffin e Carole King e cantada por Davy, cujo Moog foi tocado pelo músico de estúdio Paul Beaver (1926-1975), entusiasta e pioneiro no uso do Moog. A faixa What Am I Doin' Hanging 'Round (Michael Martin Murphey, Owen Castleman), cantada por Mike, é considerada um marco na fusão do Country com o Rock and Roll.

Em 18 e 19 de novembro, paralelo às sessões dos Monkees, Mike contratou uma banda de 58 membros para produzir e gravar arranjos instrumentais para big band de algumas de suas composições, algumas delas gravadas em algum momento com os Monkees. Muito desse material só seria lançado futuramente por Nez em sua discografia solo. 

No dia 22 de novembro de 1967, Peter viajou para a Inglaterra, onde foi visitar o amigo George Harrison dos Beatles. Em meio às sessões de seu álbum solo Wonderwall Music, George pediu que Pete tocasse banjo de cinco cordas numa faixa. Como ele não tinha levado seu instrumento, pegou emprestado um de Paul McCartney, colega de George. Infelizmente, essa contribuição ficou de fora do álbum mas apareceu numa cena do filme homônimo.

Continua aqui.


Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.