Com o fim da turnê em agosto de 1967, os Monkees puderam, enfim, se dedicar ao seriado e à finalização das sessões de gravação do novo álbum. Nos meses de setembro de outubro, o trabalho foi frutífero e exclusivamente dedicado ao término de algumas faixas. No dia 17 de outubro de 1967, as sessões chegaram ao fim e na semana seguinte, começou-se uma nova série de gravações para o quinto álbum, com uma grande diferença pro anterior, já que eles raramente gravariam juntos doravante, embora tivessem começado a assinar em conjunto como produtores de algumas faixas.
No dia 25 de outubro de 1967, foi lançado o single Daydream Believer (John Stewart)/Goin' Down (Dolenz, Jones, Tork, Nesmith, Diane Hildebrand). A música do lado A, uma composição de John Stewart (1939-2008), que fazia parte do Kingston Trio, com Davy nos vocais, converteu-se num grande clássico dos Monkees, porém ficou de fora do quarto álbum da banda. Já o lado B, cantado por Micky, foi escrito pelos quatro junto com a cantora e compositora Diane Hildebrand. As duas canções apareceram no seriado. Ficou em primeiro lugar na Billboard e na Cashbox, tendo sido o último single dos Monkees a liderar os charts dos EUA.
Em 6 de novembro de 1967, saiu o quarto álbum, Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd, uma citação aos signos de Micky (Peixes), Peter (Aquário), Mike e Davy (Capricórnio), já que os dois últimos tinham o mesmo signo completaram o nome com Jones (sobrenome de Davy) e Ltd, dando ideia de uma empresa formada pelos quatro. Foi produzido por Chip Douglas, onde destacam-se as faixas Salesman (Craig Vincent Smith) com Mike nos vocais, Cuddly Toy (Harry Nilsson), composição do cantor Harry Nilsson (1941-1994) contando com os vocais de Micky e Davy, Pleasant Valley Sunday (Goffin, King) e She Hangs Out (Jeff Barry), cantadas por Micky e Davy, respectivamente e já lançadas em single. Foi o quarto álbum consecutivo e o último disco dos Monkees a liderar a Billboard 200, uma das principais paradas de sucesso dos EUA. Ficou em segundo lugar no canadá e em terceiro na França.
Há que se destacar aqui o pioneirismo dos Monkees no uso de um sintetizador Moog nas faixas Daily Nighly (Mike Nesmith), composição de Mike cantada por Micky (que também tocou o Moog) e Star Collector (Goffin, King), escrita pelo casal Gerry Goffin e Carole King e cantada por Davy, cujo Moog foi tocado pelo músico de estúdio Paul Beaver (1926-1975), entusiasta e pioneiro no uso do Moog. A faixa What Am I Doin' Hanging 'Round (Michael Martin Murphey, Owen Castleman), cantada por Mike, é considerada um marco na fusão do Country com o Rock and Roll.
Em 18 e 19 de novembro, paralelo às sessões dos Monkees, Mike contratou uma banda de 58 membros para produzir e gravar arranjos instrumentais para big band de algumas de suas composições, algumas delas gravadas em algum momento com os Monkees. Muito desse material só seria lançado futuramente por Nez em sua discografia solo.
No dia 22 de novembro de 1967, Peter viajou para a Inglaterra, onde foi visitar o amigo George Harrison dos Beatles. Em meio às sessões de seu álbum solo Wonderwall Music, George pediu que Pete tocasse banjo de cinco cordas numa faixa. Como ele não tinha levado seu instrumento, pegou emprestado um de Paul McCartney, colega de George. Infelizmente, essa contribuição ficou de fora do álbum mas apareceu numa cena do filme homônimo.
Continua aqui.
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
No dia 25 de outubro de 1967, foi lançado o single Daydream Believer (John Stewart)/Goin' Down (Dolenz, Jones, Tork, Nesmith, Diane Hildebrand). A música do lado A, uma composição de John Stewart (1939-2008), que fazia parte do Kingston Trio, com Davy nos vocais, converteu-se num grande clássico dos Monkees, porém ficou de fora do quarto álbum da banda. Já o lado B, cantado por Micky, foi escrito pelos quatro junto com a cantora e compositora Diane Hildebrand. As duas canções apareceram no seriado. Ficou em primeiro lugar na Billboard e na Cashbox, tendo sido o último single dos Monkees a liderar os charts dos EUA.
Em 6 de novembro de 1967, saiu o quarto álbum, Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd, uma citação aos signos de Micky (Peixes), Peter (Aquário), Mike e Davy (Capricórnio), já que os dois últimos tinham o mesmo signo completaram o nome com Jones (sobrenome de Davy) e Ltd, dando ideia de uma empresa formada pelos quatro. Foi produzido por Chip Douglas, onde destacam-se as faixas Salesman (Craig Vincent Smith) com Mike nos vocais, Cuddly Toy (Harry Nilsson), composição do cantor Harry Nilsson (1941-1994) contando com os vocais de Micky e Davy, Pleasant Valley Sunday (Goffin, King) e She Hangs Out (Jeff Barry), cantadas por Micky e Davy, respectivamente e já lançadas em single. Foi o quarto álbum consecutivo e o último disco dos Monkees a liderar a Billboard 200, uma das principais paradas de sucesso dos EUA. Ficou em segundo lugar no canadá e em terceiro na França.
Há que se destacar aqui o pioneirismo dos Monkees no uso de um sintetizador Moog nas faixas Daily Nighly (Mike Nesmith), composição de Mike cantada por Micky (que também tocou o Moog) e Star Collector (Goffin, King), escrita pelo casal Gerry Goffin e Carole King e cantada por Davy, cujo Moog foi tocado pelo músico de estúdio Paul Beaver (1926-1975), entusiasta e pioneiro no uso do Moog. A faixa What Am I Doin' Hanging 'Round (Michael Martin Murphey, Owen Castleman), cantada por Mike, é considerada um marco na fusão do Country com o Rock and Roll.
Em 18 e 19 de novembro, paralelo às sessões dos Monkees, Mike contratou uma banda de 58 membros para produzir e gravar arranjos instrumentais para big band de algumas de suas composições, algumas delas gravadas em algum momento com os Monkees. Muito desse material só seria lançado futuramente por Nez em sua discografia solo.
No dia 22 de novembro de 1967, Peter viajou para a Inglaterra, onde foi visitar o amigo George Harrison dos Beatles. Em meio às sessões de seu álbum solo Wonderwall Music, George pediu que Pete tocasse banjo de cinco cordas numa faixa. Como ele não tinha levado seu instrumento, pegou emprestado um de Paul McCartney, colega de George. Infelizmente, essa contribuição ficou de fora do álbum mas apareceu numa cena do filme homônimo.
Continua aqui.
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
Comentários
Postar um comentário