Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, o Trio

Os Monkees começaram o ano de 1969 como um trio, já que Peter havia pedido o boné após dois anos e meio de convivência com os colegas de banda. Desde o início de 1968, ele dava mostras de insatisfação com o que estava ocorrendo e esteve ausente das sessões do sétimo álbum da banda. Ao menos, aceitou tocar participar das filmagens do especial de TV que estava sendo preparado e tocou nas turnês desse ano, que aconteceram nos EUA, Japão e Austrália. No dia 10 de janeiro de 1969, aconteceram as últimas sessões para o novo álbum. Nesse ano, surgiu uma lenda urbana de que Don Kirshner teria oferecido para a banda a canção Sugar Sugar, um grande sucesso com The Archies e os Monkees a teriam rejeitado. Mais detalhes sobre isso, acompanhe os futuros posts do blog.

No dia 8 de fevereiro de 1969, foi lançado o single Tear Drop City (Boyce, Hart)/A Man Without a Dream (Goffin, King). A canção do lado A, composição de Boyce & Hart, com Micky nos vocais, foi gravada durante as primeiras sessões de gravação dos Monkees em 1966 e a faixa ficou de fora do álbum More of the Monkees. O lado B, cantado por Davy, é uma bela composição do casal de compositores Goffin & King que foi regravada no ano anterior, após tentativa infrutífera de incluí-la no álbum Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd. de 1967. Foi mais um disco que não conseguiu emplacar nos charts dos EUA.

Em 15 de fevereiro de 1969, saiu o sétimo álbum Instant Replay, produzido por  Micky Dolenz, Michael Nesmith, Davy Jones, Tommy Boyce, Bobby Hart, Neil Sedaka, Carole Bayer Sager e Bones Howe. Foi o primeiro LP da banda desde que se converteram num trio, embora Peter tivesse participado de uma das faixas, I Won't Be the Same Without Her (Goffin, King), tocando guitarra (na verdade era um outttake das sessões de 1966 que ficou de fora do primeiro álbum). Além dessa canção, destacam-se Don't Listen to Linda (Boyce, Hart), com os vocais de Davy, é uma regravação da canção que saiu no álbum More of the Monkees, mas ficou de fora de The Birds, The Bees and The Monkees; Just a Game (Dolenz), segunda composição de Micky a figurar num álbum dos Monkees, cantada por ele e contando coma participação de sua irmã Coco Dolenz nos backings; Don't Wait For me (Mike Nesmith), com Mike nos vocais é uma de suas contribuições pro álbum e You And I (David Jones, Bill Chadwick), coescrita e cantada por Davy.

Em março de 1969, a banda começou a aparecer em alguns programas de variedades para divulgar o novo álbum e então resolveram sair numa nova turnê pela América do Norte, visitando algumas cidades dos EUA e Canadá e fazendo shows pela primeira vez no México. Só que nessa altura,a popularidade da banda estava em baixa e tiveram que lidar com o cancelamento de algumas datas. Seguindo a velha fórmula usada nas tour anteriores, tocavam como grupo e chamaram a banda de R&B Sam & The Goodtimers (ex-Ike & Tina Turner Revue) para seus spots solo. Entre outras coisas estavam no repertório, covers de Johnny B. Goode (Chuck Berry) e For Once in My Life (Stevie Wonder).

 A turnê teve seu pontapé inicial em 29 de março de 1969 com um show em Vancouver, Canadá. No dia seguinte, se apresentaram em Seattle, EUA e no dia 31 de março de1969, aportaram em terras mexicanas pela primeira vez em sua carreira, tocando na Cidade do México, onde fizeram diversos concertos até 6 de abril. No dia seguinte, tocaram em Guadalajara. No dia 11 de abril, de volta aos EUA, se apresentaram em Birmingham, Alabama. Em 13 de abril, tocaram em Augusta, Georgia.


No dia 14 de abril de 1969, foi ao ar pela NBC o especial televisivo 33 1/3 Revolutions Per Monkee, que marcou a derradeira participação de Pete Tork num projeto da banda nos anos 60. Era a volta dos Monkees à telinha um ano após o fim do seriado. Coestrelado por Julie Driscoll e Brian Auger da banda Trinity, tratava-se de uma show de variedades com convidados ilustres como Jerry Lee Lewis, Little Richard, Fats Domino e Buddy Miles (ex-batera de Jimi Hendrix), repleto de esquetes cômicas vividas pela banda. A repercussão em termos de audiência foi muito fraca e  os próprios Monkees odiaram o resultado final. O fiasco fez com que a NBC desistisse da ideia de produzir outros dois especiais de TV previamente programados da banda.

Em 17 de abril de 1969, se apresentaram em Honolulu, Havaí como parte da turnê norte-americana. Em 26 de abril, foi lançado o single Listen to the Band (Mike Nesmith)/Someday Man (Roger Nichols, Paul Williams), produzido por Mike Nesmith. O lado A, com Mike nos vocais, marca a primeira vez que ele figurou na faixa principal de um single dos Monkees. Foi outro disco dos Monkees que não se deu bem nas paradas. Nessa mesma data, os Monkees tocaram em Chicago, Illinois.


Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia




Continua aqui














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.