Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, a criação do seriado

Em 1965, a Screen Gems comprou da Raybert Production o conceito da sitcom sobre uma banda musical. Bob Rafelson e Bert Schneider uniram forças aos roteiristas Paul Mazursky (1930-2014) e Larry Tucker (1934-2001), que ajudaram a escrever um roteiro para um piloto do seriado, chamado provisoriamente The Monkeys.

O big boss da Screen Gems Jackie Coogan (1914-1984), mais conhecido como o menino que contracenou com Charlie Chaplin no clássico The Kid (O Garoto) de 1921 e por ter vivivdo o Uncle Fester (tio Chico) na Família Addams, deu carta branca e adiantamento em dinheiro para que o projeto tivesse início. Rafelson e Schneider tiveram primeiro a ideia de inserir uma banda já formada para protagonizar o show. Os escolhidos foram a banda californiana Lovin' Spoonful que estava emergindo no cenário musical após o estouro de seu single Do You Believe In Magic? Contudo, eles declinaram em favor do êxito que estavam tendo, o que fez a dupla pensarem num plano B: recrutar atores/cantores.

Em setembro de 1965, foi colocado um anúncio no jornal Variety com os seguintes dizeres:

"LOUCURA!
AUDIÇÕES

Rock & Folk Músicos-cantores  para papeis de um novo seriado de TV
Papeis principais para quatro rapazes insanos, idades entre 17-21 anos
Parecidos com Ben Frank [famoso ator norte-americano]
Ter coragem de trabalhar 
Devem comparecer para entrevista
Contato pelo telefone HO. 6-5188"

Cerca de 437 candidatos fizeram parte das audições, dentre os quais o cantor e compositor canadense Stephen Stills (futuro membro do Buffalo Springfield e Crosby Stills & Nash), que foi reprovado pro ser muito feio mas garantiu o amigo Peter Tork entre os finalistas. Outro que também concorreu mas não levou foi o compositor John London, parceiro musical de Mike Nesmith. Ele acabou sendo contratado como dublê de Mike e faezndo algumas pontas no seriado, até mesmo sendo considerado o Quinto Monkee. Reza a lenda que até o psicótico Charles Manson, que protagonizou a bárbara chacina envolvendo a atriz Sharon Tate em 1969, fez um teste pro seriado. Essa história não procede porque ele estava cumprindo pena numa penitenciária.

Após semanas a fio testando todos os candidatos, os produtores enfim encontraram seus protagonistas: o já conhecido Davy Jones, que já tinha contrato com a Screen Gems mas faltava abraçar algum projeto; o ator e cantor Micky Dolenz, o guitarrista, cantor e compositor Michael Nesmith, filho de Bette Nesmith Graham (1924-1980), inventora do Liquid Paper e finalmente o multiinstrumentista e cantor Peter Tork, conhecido no meio Folk por ter participado de algumas bandas, dentre as quais o Mugwumps (que deu origem aos icônicos Lovin' Spoonful e The Mamas & The Papas). Aqui, os testes com os quatro protagonistas.

Além do mais, foram escolhidos os responsáveis pela produção musical do programa: o legendário produtor e compositor Don Kirshner (nascido Donald Clark Kirshner em 17 de abril de 1934 em Nova York, NY, EUA); falecido em 17 de janeiro de 2011), que se tornou diretor musical do seriado, o cantor, compositor e produtor Jeff Barry (nascido Joel Adelberg em 3 de abril de 1938 em Brookyn, NY, EUA), que se tornou um dos magos do Bubblegum (tendência musical do final da década de 60) e os compositores/cantores Tommy Boyce (nascido Sidney Thomas Boyce em 29 de setembro de 1939 em Charlottesville, Virgínia, EUA; falecido em 23 de novembro de 1994) e Bobby Hart (nascido Robert Luke Harshman em 18 de fevereiro de 1939 em Phoenix, Arizona, EUA), que compuseram material para a trilha sonora do show. A dupla havia participado dos testes para o elenco mas foram reprovados.

Continua aqui

Fontes:

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.