Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, primeiras filmagens e sessões de gravação

Após a escolha do elenco principal do seriado, foi contratado o diretor novato James Frawley (nascido James Joseph Frawley em 29 de setembro de 1936 em Houston, Texas, EUA; falecido em 22 de janeiro de 2019) para ensinar aos atores como fazer improvisações de comédia. A cada um dos quatro foi dada uma faceta: Micky seria o aloprado, Mike o mais sério, Davy o galã e Pete o ingênuo e bobinho, onde nem sempre o perfil correspondia ás características pessoais deles, já que Tork era um intelectual e tinha posicionamento político.

No dia 7 de outubro de 1965, tiveram início as filmagens do seriado piloto que tiveram lugar nos estúdios da Screen Gems, em  Hollywood, Califórnia e em locações em Los Angeles, CA, na praia de Malibu, CA e em San Diego, CA e que se estenderam ao longo das semanas seguintes.  

O próximo passo foi apresentar um piloto para um público fechado, procedimento adotado pelas emissoras para aprovar os programas de TV. Essa audição aconteceu em janeiro de 1966 e quase representou o fim do seriado, antes mesmo dele começar. Acontece que o público convidado a assistir o piloto simplesmente odiou o conteúdo dando nota zero para ele. Rafelson e Schneider tiveram que rever o que tinha dado errado. Ao que parece, o episódio estava muito longo e as pessoas não entenderam muito bem o contexto. Resolveram diminuir o tempo de exibição e tiveram a ideia de inserir os testes feitos por Davy Jones e Mike Nesmith ao final do episódio. O piloto foi reapresentado e aí sim ganhou o aval dos espectadores, dando início à produção dos outros episódios. Acabou indo ao ar em novembro de 1966.

Paralelo às filmagens do seriado, em fevereiro de 1966, tiveram início também sessões de gravação em estúdio, visando o lançamento de discos no mercado fonográfico. Só que o diretor e consultor musical Don Kirshner vetou a possibilidade deles atuarem escrevendo canções ou como instrumentistas, razão pela qual recrutou um grande time de compositores profissionais como Goffin & King, David Gates e Neil Diamond e tarimbados músicos de estúdio, do naipe de Hal Blaine (bateria), James Burton (guitarra), Barney Kessel (guitarra) e Carol Kaye (baixo) para atuarem como banda de apoio. Ao quarteto foi permitido apenas cantar. Isso fez com que Kirschner batesse de frente com Mike Nesmith, já que ele mesmo era guitarrista e compositor. Para evitar conflitos, Nesmith recebeu a autorização de escrever algum material.

No dia 12 de setembro de 1966, foi ao ar o primeiro episódio, The Royal Flush (no Brasil, Um Broto e uma Coroa), o terceiro a ser filmado, mostrando uma rocambolesca trama onde Davy tem que proteger uma princesa de ameaças de morte. A estreia dos Monkees agradou em cheio, principalmente o público-alvo formado por adolescentes (em especial as garotas). Outra coisa que deixou os jovens em êxtase foram os números musicais e as gags memoráveis deles. 

Continua aqui

Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia




    Cenas do episódio piloto



Primeiras sessões de gravação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.