Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, prefácio

The Monkees foram uma banda controvertida. Badalada e adorada por uns (me incluo nesse grupo), execrada por outros, protagonizaram um seriado que fez um enorme sucesso nos EUA e outros cantos do planeta (até no Brasil) e estrelaram um filme que muita gente detesta. Reinaram absolutos durante seus quatro primeiros anos de existência, vendendo muitos álbuns e fazendo shows, além de serem saco de pancadas da imprensa musical da época. Acompanhe nas próximas linhas um pouco da biografia da banda.

Tudo começou no longínquo ano de 1960 quando o roteirista, cineasta e produtor Bob Rafelson (nascido Robert Rafelson em 21 de fevereiro de 1933 em Nova York, NY, EUA) teve a ideia de criar uma sitcom estrelada por uma banda de música jovem. Uniu-se ao produtor Bert Schneider (nascido Berton Jerome Schneider no dia 5 de maio de 1933 em Los Angeles, CA, EUA) criando a produtora Raybert Productions. paralelo a essa criação, a dupla desenvolveu roteiros de outros programas de TV. 

Nos idos de 1962, o cantor, compositor e guitarrista Michael Nesmith (nascido Robert Michael Nesmith em 30 de dezembro de 1960 em Houston Texas, EUA) deu baixa no exército após dois anos cursando uma escola militar e deu início à carreira musical, se apresentando em pubs universitários sob o pseudônimo Michael Blessing. Fez uma dupla com o amigo John London (nascido John Carl Kuehne em 6 de fevereiro de 1942; falecido em 12 de fevereiro de 2000). 

Nessa mesma época, o músico multiinstrumentista Peter Tork (nascido Peter Halsten Torkenson em 13 de fevereiro de 1942 em Washington, DC, EUA) havia acabado de se casar com uma jovem de 16 anos chamada Jodd Babb e estava batalhando uns trocados na cena folk do Greenwich Village em Nova York. Seu casamento terminou pouco depois.

O jovem ator Mickey Dolenz (nascido George Michael Dolenz em 8 de março de 1945), filho dos atores George Dolenz (1918-1963) e Janelle Johnson (1925-1999), estava se formando no colegial e vinha de uma experiência como ator mirim, sendo protagonista do seriado The Circus Boy (O Menino do Circo) e também começava a dar os primeiros passos de uma carreira musical como guitarrista da banda The Spartans.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, o jovem ator Davy Jones Davy Jones (nascido David Thomas Jones em 30 de dezembro de 1945 em Manchester, Inglaterra, RU) estava trabalhando na monstagem do musical Oliver!, vivendo Artful Dodger. Anos antes, ele havia deixado de seguir uma promissora carreira como jóquei para começar a atuar em seriados televisivos e peças teatrais.

Após um hiato de quatro anos da concepção da ideia de Rafelson e Schneider, aconteceu a histórica apresentação dos Beatles no programa Ed Sullivan Show em fevereiro de 1964, que levou a banda britânica a ter um imenso sucesso na Terra do Tio Sam, desencadeando a chamada Invasão Britânica da qual falaremos em posts futuros. 

A título de curiosidade, no mesmo dia em que os Fab4 abrilhantaram o show televisivo, uma das atrações era um apresentação do musical britânico Oliver!, adaptação da obra de Charles Dickens (1812-1870), encabeçado pela atriz e cantora Georgia Brown (1933-1992) e que tinha em seu cast Davy Jones vivendo o mesmo papel de anos antes. Ele despertou o interesse da Screen Gems, então divisão televisiva da Columbia Pictures, com quem assinou contrato.

Nesse mesmo ano, estreou o filme A Hard Day's Night, estrelado pelos Beatles, que causou frisson em todos os cantos do planeta. Isso influenciou Rafelson e Schneider a formularem algumas mudanças no seu velho projeto de sitcom sobre uma banda musical. Nessa altura, isso desesperou o interesse de algumas emissoras de TV, dentre as quais a Screen Gems, com quem assinaram contrato. Estava assim plantado o futuro conceito do seriado dos Monkees.

Continua aqui

Fontes:

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia




     Bob Rafelson e Bert Schneider: os pais da ideia


 Cena da apresentação do musical Oliver! no Ed Sullivan Show. Ao centro, Davy Jones e Georgia Brown



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.