Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, o fim da Era Kirshner

Apesar do descontentamento com o lançamento do álbum More of the Monkees em 14 e 15 de janeiro de 1967, a banda levou a cabo mais alguns shows de sua turnê de inverno, tocando em Detroit, Michigan e Cleveland, Ohio. No dia 16 de janeiro de 1967, pela primeira vez eles puderam participar das sessões de gravação sem a intromissão de Don Kirshner mas o ladino produtor ainda tinha algumas cartas na manga, seduzindo Davy Jones com a proposta de torná-lo o centro das atenções. A pedido de Mike, foi contratado como produtor o músico e compositor Chip Douglas (nascido Douglas Farthing Hatlelid em 27 de agosto de 1942 em San Francisco, CA, EUA), que naquele momento atuava como baixista da banda The Turtles.

No dia 21 de janeiro de 1967, Don Kirshner aprontou mais uma das suas, chamando apenas Davy para participar de algumas sessões de gravação em Nova York, NY, sem o consentimento da Colgems. Seu plano era melar os planos da banda em lançar material sob a supervisão de Mike e Chip Douglas. Nesse mesmo dia, os Monkees fizeram um antológico show em Phoenix, Arizona, que foi filmado pela produção, visando algum episódio futuro do seriado.

As sessões em Nova York continuaram acontecendo, paralelo às gravações da banda em Hollywood. Chip Douglas contou com a ajuda do engenheiro Hank Cicalo (nascido em 25 de junho de 1932 em Brooklyn, NY, EUA), que trabalhou com o quarteto desde as primeiras gravações da banda e a paritipação da cantora Coco Dolenz (nascida Gemma Marie Dolenz no dia 5 de abril de 1949 em Los Angeles, Califórnia, EUA), irmã de Micky em algumas gravações. 

Don Kirshner acabou lançando um single apenas no Canadá com as canções A Little Bit A Little Bit You (Neil Diamond) e She Hangs Out (Jeff Barry, Ellie Greenwich). Só que sua presepada foi descoberta após a difusão das músicas em algumas rádios dos EUA, o que deixou os executivos da Raybert e Colgems bastante irritados pela violação do acordo feito com os Monkees e liberação de material não-autorizado. No início de fevereiro de 1967, veio o ponto final da disputa Kirshner X Monkees quando o produtor foi sumariamente demitido.

No decorrer de fevereiro de 1967, os Monkees continuaram sua rotina de gravações em estúdio e filmagens do seriado. Durante um breve período de férias, os Monkees viajaram para a Inglaterra. Visitaram o estúdios de Abbey Road e tiveram um histórico encontro com ninguém menos que os Beatles em pessoa! Eles estava às voltas com a gravação do álbum Sgt. Pepper's e Mike trocou figurinhas com John Lennon, descobrindo que os líder dos Fab4 era um ardoroso fã do seriado, bem como os outros beatles, e que não os considerava rivais em sim uma versão mais jovem dos Irmãos Marx. No dia 10 de fevereiro de 1967, Mike estava presente numa sessão da música A Day in the Life. Micky e Mike participaram ainda de alguns programas locais como o Top of the Pops, Pop Inn e Juke Box Jury. Foi no Top of the Pops que Micky conheceu a disc girl Samantha Juste (nascida Samantha Slater em 31 de maio de 1944 em Manchester, Inglaterra), com quem viria a se casar no ano seguinte. Davy fez uma aparição no The Rolf Harris Show e filmagens de clipe. 

Em março de 1967, de volta aos EUA, os Monkees voltaram ao estúdio com a corda toda, produzindo bastante material para seu terceiro álbum. Como forma de agradecer à dedicação de Hank Cicalo, o quarteto compôs uma canção chamada No Time e deram ao engenheiro de som os crédito de autoria, já que ele passava por problemas financeiros. Com os créditos dos royalties, ele conseguiu comprar uma casa.

Continua aqui.


Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia




    Monkees e Don Kirshner: o fim de uma era




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.