Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso do terceiro álbum.

No dia 8 de março de 1967, foi lançado o terceiro single dos Monkees A Little Bit Me A Little Bit You (Neil Diamond)/The Girl I Knew Somewhere (Nesmith). A canção do lado A fez parte das controversas sessões paralelas de Don Kirshner em Nova York e chegou a ser lançada em single no Canadá (com She Hangs Out no lado B), onde foi um fiasco. Foi a primeira com os vocais de Davy a figurar num disco dos Monkees. Já o lado B, cantado por Micky, foi a primeira composição de Mike a aparecer num compacto e era uma canção recorrente no seriado e se tornou um clássico da banda. Nos EUA, o single ficou em primeiro lugar na Cashbox e na vice-liderança da Billboard.

Em 1º de abril (não é mentira!) de 1967, os Monkees se apresentaram em Winnipeg, Canadá, seu primeiro show fora dos EUA. No dia seguinte, tocaram no Maple Leaf Gardens, em Toronto, sua segunda gig em terras canadenses. Essas apresentações eram só um aquecimento para a vindoura turnê nos EUA e na Inglaterra, onde contaram com The Sundowners como banda de apoio nos spots solo. 

No dia 18 de abril, as sessões do novo álbum chegaram ao fim e em 24 de abril, foi ao ar Monkees On Tour, o último episódio da primeira temporada do seriado com cenas do histórico show em Phoenix, Arizona. Dois dias depois, voltaram ao estúdio para iniciar os trabalhos do quarto álbum. No fim desse mês, Peter e Mike tocaram como duo no legendário clube Troubadour, em Hollywood, lugar onde haviam feito alguns shows antes de entrarem para os Monkees.

Em maio de 1967, começaram as filmagens para a segunda temporada do seriado, bem como tiveram continuidade as sessões de gravação do novo álbum. No dia 6 de maio, fizeram um show em Wichita, Kansas. No dia 22 de maio de 1967, foi lançado o terceiro álbum da banda, Headquarters, com produção de Chip Douglas, o primeiro trabalho onde os Monkees  puderam participar ativamente do processo criativo, seja tocando ou compondo.

Neste álbum, destacam-se as músicas Randy Scouse Git (Dolenz), com Micky nos vocais foi a primeira canção assinada por ele a figurar num álbum dos Monkees, sendo uma homenagem à sua então namorada Samantha Juste e aos Beatles; For Pete's Sake
(Tork/Joey Richards), também cantada por Micky, foi a primeira canção co-escrita por Peter a aparecer num álbum dos Monkees; You Told Me (Nesmith), uma das três contribuições de Mike para o disco, onde ele faz os vocais principais; Forget That Girl (Douglas Farthing Hatlelid), composição de Chip Douglas, assinada com seu nome de batismo, uma das três canções cantadas por Davy do álbum; a belíssima balada Shades of Gray (Barry Mann/ Cynthia Weil), onde Davy e Peter dividem os vocais; a non sense No Time (Hank Cicalo), cantada por Micky e composta pelos quatro mas creditada a Hank Cicalo, engenheiro de som; além de Band 6 e Zilch, músicas assinadas pelos quatro, sendo a primeira uma peça instrumental baseada no tema na Warner Bros. e a outra, um jogral de vozes faladas feitas pelo quarteto.

O álbum teve um ótimo desempenho nos charts dos EUA, ficando em primeiro lugar na Billboard 200, feito alançado pela terceira vez consecutiva e também alcançando a liderança nas paradas do Canadá, ficando em segundo lugar no Reino Unido e na Noruega. Num ano em que foram lançados diversos álbuns clássicos, Headquarters teve um excelentes vendagens, ficando na frente de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles em sua primeira semana de lançamento.



Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.