Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, DJB&H

Em 1975, com a recusa de Peter Tork e Mike Nesmith em fazer uma reunião da banda, Micky e Davy uniram forças aos amigos Tommy Boyce e Bobby Hart, dupla que havia trabalhado na produção musical do seriado e que havia escrito alguns clássicos da primeira era dos Monkees. 

Por razões contratuais, o projeto não poderia receber o nome da banda, então ficou como Dolenz, Jones, Boyce & Hart (DJBH). A turnê recebeu o sugestivo nome The Great Golden Hits of The Monkees - The Guys Who Wrote 'Em and the Guys Who Sang 'Em [Os Maiores Sucessos de Ouro dos Monkees - Os Caras que Escreveram e os Caras que Cantaram]. A ideia era tocar os grandes clássicos dos Monkees, material novo de Micky e Davy e canções escritas por Boyce e Hart. A banda de apoio era composta por  Keith Allison (guitarra, backing vocals), Rick Tierny (baixo), Steve Johnson (teclados), e Jerry Summers (bateria). Micky fez vocais e algumas vezes tocou violão e bateria; Davy fez os vocais e ocasionalmente percussão e Boyce & Hart fizeram vocais e guitarras).

No dia 21 de junho de 1975, eles fizeram o primeiro show da turnê no Six Flags Over Mid-America, localizado nos arredores de St. Louis, Missouri, EUA. No dia seguinte, tocaram em New Brighton, Minnesota. Completando a agenda desse mês:  Madison, Wisconsin (24 e 25/06), Gibbons, Minnesota (26/06) e Maconia, Minnesota (27/06). No dia 27 de julho, tocaram em Appleton, Wisconsin. Eles também fizeram aparições em alguns programas de TV para divulgar o trabalho, entre os quais American Bandstand, The Mike Douglas Show, Dinah! e Rock Concert, apresentado pelo velho conhecido Don Kirshner.

De agosto até o fim do ano, a turnê percorreu diversas localidades dos EUA: Valencia, California (17/08), Houston, Texas (19/08), Baton Rouge, Louisiana (21/08), Marshfield, Wisconsin (29/08), Youngstown, Ohio (31/08), Buena Park, California(12 e 13/09), Imperial Beach, California (08/10), Cupertino, California (11/08), Santa Maria, California (15/08), Fresno, California (16/10), Barstow, California (17/10), San Luis Okis Po, California (18/10), Chico, California (20/10), Redding, California (21/10), Eugene, Oregon (22/08), Salem, Oregon (23/10), Yakima Valley, Washington (24/10), Spokane, Washington (28/10), Moscow, Idaho (29/10), Provo, Utah (31/10), St. George, Utah (04/11), Flagstaff, Arizona (05/11), Yuma, Arizona (06/11), Santa Barbara, California (06/11), San Bernadino, California (22/11), Mt. Horeb, Wisconsin (15/12), Cable, Wisconsin (20/12), Chicago, Illinois (21/12), Bel Rae Ballroom, New Brighton, Minnesota (25/12), Carlton, Minnesota (26/12), Waconia, Minnesota (28/12) e St. Louis, Missouri (31/12).

Em 1976, os shows continuaram EUA afora de janeiro até o início de julho: Disneylândia, Anaheim, California (2 e 3/01), Arlington, Texas (12 a 17/01), New York, New York (20 a 25/01), Peabody, Massachusetts (16/04, 02/05). Em 29 de maio de 1976, durante o hiato da turnê, foi lançado o primeiro e único álbum de Dolenz, Jones, Boyce and Hart, autointitulado, produzido por Boyce & Hart, com destaque para You and I (Dolenz, Jones), Davy nos vocais) que não tem nada a ver com a faixa You and I que saiu no álbum Instant Replay e os covers de Teenager in Love (Doc Pomus, Mort Shuman), com Micky no lead, originalmente gravada por Dion and the Belmonts e Along Came Jones (Leiber, Stoller), cantada por Davy, Bobby e Micky, original dos Coasters.

A turnês foi retomada em Austin, Texas (30/05), Jackson, New Jersey (1 a 5/06), Youngstown, Ohio (09/06), Cleveland, Ohio (10/06), Scranton, Pensilvânia (11/06), Hempstead, New York (12/06), Detroit, Michigan (13/06), Kansas City, Missouri (26/06) e Disneylândia em Anaheim, California (4 a 9/07). Na primeira dessas datas, ocorreu o reencontro de três terços dos Monkees, quando Peter Tork deu uma canja com eles pela primeira vez desde 1970. Em junho de 1976, o quarteto gravou um especial televisivo, dirigido por Micky, chamado The Great Golden Hits of The Monkees, com alguns números musicais e esquetes cômicas que eles faziam nos shows ao vivo. Esse programa só foi lançado apenas no Reino Unido e no Japão.

A turnê fez tanto sucesso que os promotores conseguiram fechar algumas datas no Extremo Oriente, com shows no Japão, Singapura e Tailândia: Shizuoka, Japão (19/07), Tóquio, Japão​ (20/07) (esse show foi gravado e lançado como álbum em 1981), Osaka, Japão (23/07), Nagoya, Japão (24/07), Singapura (29/07) e Bangkok, Tailândia (30 e 31/07). 

De 23 a 27 de julho de 1976,  aconteceram as últimas datas da turnê de DJBH aconteceu nos EUA com um show em Six Flags Over Mid-America, Eureka, Missouri. Nesse ano, tiveram um show que não fez parte da agenda da turnê em Davenport, Iowa, que teve uma boa resenha. Findos os compromissos da tour, todos seguiram seu rumo. Boyce e Hart retomaram a dupla e no fim do ano, Davy e Micky se reencontraram (mais uma vez) com Pete.

Continua aqui


Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.