Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, longe do sucesso

O ano de 1969 não estava sendo muito bom para o trio Monkees. Estavam desfalcados do companheiro Peter Tork, seus discos não emplacavam nas paradas de sucesso e para completar, o especial televisivo estrelado pela banda foi um verdadeiro fiasco, enterrando qualquer oportunidade de retomar o sucesso na telinha. Fizeram uma nova turnê na América do Norte que não foi um grande sucesso de público e estavam ás voltas com uma nova sessão de gravação, coisa que não faziam há muitos meses.

Em 3 de maio de 1969, retomando a turnê norte-americana, se apresentaram em Jackson, Mississipi; no dia seguinte tocaram em Houston, Texas e no dia 10 de maio, fizeram um show em Wichita, Kansas e a tour entrou num hiato. No dia 12 de maio de 1969, retornaram ao estúdio para trabalhar nas sessões do oitavo álbum. Contaram com o retorno do amigão Chip Douglas para tentar voltar à formula de sucesso de seus álbuns do passado.

Em 9 de junho de 1969, foi lançado o álbum The Monkees Greatest Hits, a primeira coletânea de sucessos da banda, trazendo o filé de sua discografia até 1968, sendo  a maioria das faixas músicas que figuraram no seriado.  Detalhe: não há nenhuma faixa do disco apresentando os vocais de Mike. Uma segunda parte dessa compilação (perfazendo o período entre 1968 e 1969) foi pensada mas nunca foi lançada. No dia 16 de junho, os Monkees foram ao famoso talk show The Tonight Show starring Johnny Carson, onde tocaram e conversaram com o apresentador. No dia 20 de junho de 1969, fizeram um show em Springfield, Massachusetts. 

Em julho de 1969, além de participar de sessões no estúdio, os Monkees fizeram mais uma série de shows para a turnê da América do Norte: Madison, Wisconsin (18/07), Palm Beach, Flórida (19/08), Cidade do México, México (25 e 26/07) e Guadalajara, México (27/09). Após esse show, voltaram aos EUA para uma apresentação no The Johnny Cash Show. O mês de agosto de 1969 também foi dedicado ao estúdio, apresentação em programas de TV como Andy Williams Show e concertos da turnê da América do Norte: Tampa, Flórida (01/08), Pueblo, Colorado (28 e 29/08) e Hollywood, Califórnia (data incerta). No dia 6 de setembro de 1969, foi lançado o single Good Clean Fun (Nesmith)/Mommy And Daddy (Dolenz). o lado A é uma faixa cantada por Mike e o lado B tem os vocais de Micky. 

Em 1º de outubro de 1969, foi lançado o oitavo álbum The Monkees Present, produzido por Micky Dolenz, Michael Nesmith, Davy Jones, Tommy Boyce, Bobby Hart e Bill Chadwick. A intenção era lançar um álbum duplo, onde um lado seria dedicado aos trabalhos solo de cada um deles. Aqui podemos destacar as faixas Little Girl (Dolenz), cantada por Micky; Looking for the Good Times (Boyce, Hart), com Davy nos vocais e Never Tell a Woman Yes (Nesmith), cantada e tocada por Mike, além de Good Clean Fun e Listen to the Band, duas composições de Mike previamente lançadas em single.

De outubro a dezembro de 1969, os Monkees trabalharam no estúdio, deram as caras em alguns shows de TV e fizeram algumas apresentações em Raleigh, Carolina do Norte (17/10) e Oakland, Califórnia (30/11), sendo esse o último concerto da banda com essa formação e também a derradeira apresentação deles nos anos 60. Mike então anunciou aos colegas seus planos para seguir carreira solo. Em dezembro, Davy viajou para a Inglaterra sozinho para aparecer em alguns shows televisivos, fazendo surgir rumores sobre o fim dos Monkees


Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia




Continua aqui


Fontes: 























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.