Em novembro de 1970, os Monkees deram um ponto final às suas atividades após exatos 4 anos de existência, dando início a uma hiato que perdurou até os anos 80. Micky e Davy passaram a levar a cabo seus projetos individuais, a exemplo do que Pete e Mike já estavam fazendo. Além dos mais, por força de contrato com a Screen Gems, nenhum dos quatro poderia usar o nome da banda.
Em março de 1971, foi lançado o álbum duplo Barrelful of Monkees, segunda coletânea da banda apenas com sucessos de 1966 e 1967. Em abril de 1971, saiu o single Do It in the Name of Love/Lady Jane (Bobby Bloom, Neil Brian Goldberg), produzido por Jeff Barry na última sessão de gravação da banda, que aconteceu em setembro de 1970. Micky e Davy dividem os vocais nas duas faixas. Esse foi o último single da primeira era dos Monkees que por motivos contratuais era creditado a Micky Dolenz & Davy Jones.
Peter Tork, o primeiro a deixar a banda, costumava receber seus amigos em sua mansão para umas jams, entre eles estavam Stephen Stills, seu parça de longa data e David Crosby (que naquele momento estava saindo dos Byrds). Os dois apresentaram a Peter o cantor e compositor inglês Graham Nash (ex-The Hollies). Dessa colaboração entre os três músicos nasceu o incensado supergrupo Crosby, Stills & Nash. Pouco a pouco Peter foi voltando ao cenário musical, formando a banda Peter Tork And/Or Release, que tinha no lineup sua então namorada Reine Stewart tocando bateria. Tentou ainda criar uma produtora de cinema mas acabou decretando falência. Fez diversas colaborações em discos de amigos, entre os quais um trabalho solo de Micky Dolenz.
Mike lançou seu primeiro álbum solo, The Wichita Train Whistle Sings em 1968, ainda como membro dos Monkees. Após sua saída da banda, formou a banda First National Band em 1969, com quem gravou os álbuns Magnetic South e Loose Salute (1970) e Nevada Fighter (1972). Nesse ano, formou outra banda apropriadamente chamada Second National Band e gravou mais alguns álbuns. Reza a lenda que ele esteve visitando o Brasil em 1976, mas não há muitos detalhes sobre essa estadia em terras brasileiras.
Micky decidiu seguir adiante como músico. Ela havia construído um estúdio caseiro graças à ajuda do sogro, gravando e produzindo músicas com alguns amigos, entre eles um tal Vince Furnier, que acabou se tornando Alice Cooper. Em 1971, chamou Pete para ajudá-lo numas canções que ele havia escrito. Depois que finalizou o trabalho, mostrou para um executivo da gravadora MGM e conseguiu um contrato, produzindo alguns singles nos três anos seguintes. Um deles, Easy on You/Oh Someone, contou com a co-produção de Pete. Em 1974, Micky e Mike Nesmith fizeram teste para viver o personagem Fonzie, um dos protagonistas do seriado Happy Days, mas não passaram porque eram muiito baixinhos pro papel. Nessa época, Micky foi um dos muitos companheiros de farra de John Lennon em seu "Lost Weekend". Seu envolvimento com drogas fez seu casamento com Samantha naufragar em 1975.
Davy por sua vez, decidiu atacar de empresário do ramo varejista e se passou a se ocupar cuidando de um mercadinho de rua em Nova York, NY chamado The Street mas não demorou muito para voltar a dar as caras na TV, apresentando o programa de variedades Pop Goes Davy Jones, onde recebeu artistas como Jackson 5 e The Osmonds. Graças ao sucesso em discos que o seriado The Partridge Family [A Família Dó Ré Mi] (ironicamente o programa que ficou no lugar do seriado dos Monkees) estava tendo, a Bell Records, gravadora deles se interessou pelo passe de Davy e ele assinou um contrato, lançando em 1971 o LP Davy Jones, seu segundo álbum solo (ele já havia gravado antes de fazer parte dos Monkees). Para promover a canção Girl (Charles Fox, Norman Gimbel), carro-chefe do disco, ele fez uma participação especial no seriado The Brady Bunch. Isso ajudou a retomar sua carreira de teen idol que andava em baixa desde o fim do série dos Monkees. Também partticipou do desenho do Scooby Doo, dublando a sua versão na animação. Infelizmente as baixas vendas de seus singles acabou resumindo seu contrato com a Bell.
Nos idos de 1975, Alguns promotores de shows foram atrás dos Monkees com propostas para a realização de uma tour de reunião. Micky então chamou Davy, Mike e Peter em sua casa em Hollywood Hills, Califórnia para discutir sobre o assunto. Já havia passado uns seis anos que o quarteto não se reunia e no início, com a nostalgia reinando, tudo parecia uma boa ideia. Só que infelizmente, Peter e Mike não quiseram levar o projeto adiante mas Micky e Davy consideraram a possibilidade de se reunirem. Resolveram então sondar os amigos Tommy Boyce e Bobby Hart, produtores;compositores do seriado sobre sua disponibilidade para o projeto e eles aceitaram. Começaram então a ensaiar juntos.
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
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Em março de 1971, foi lançado o álbum duplo Barrelful of Monkees, segunda coletânea da banda apenas com sucessos de 1966 e 1967. Em abril de 1971, saiu o single Do It in the Name of Love/Lady Jane (Bobby Bloom, Neil Brian Goldberg), produzido por Jeff Barry na última sessão de gravação da banda, que aconteceu em setembro de 1970. Micky e Davy dividem os vocais nas duas faixas. Esse foi o último single da primeira era dos Monkees que por motivos contratuais era creditado a Micky Dolenz & Davy Jones.
Peter Tork, o primeiro a deixar a banda, costumava receber seus amigos em sua mansão para umas jams, entre eles estavam Stephen Stills, seu parça de longa data e David Crosby (que naquele momento estava saindo dos Byrds). Os dois apresentaram a Peter o cantor e compositor inglês Graham Nash (ex-The Hollies). Dessa colaboração entre os três músicos nasceu o incensado supergrupo Crosby, Stills & Nash. Pouco a pouco Peter foi voltando ao cenário musical, formando a banda Peter Tork And/Or Release, que tinha no lineup sua então namorada Reine Stewart tocando bateria. Tentou ainda criar uma produtora de cinema mas acabou decretando falência. Fez diversas colaborações em discos de amigos, entre os quais um trabalho solo de Micky Dolenz.
Mike lançou seu primeiro álbum solo, The Wichita Train Whistle Sings em 1968, ainda como membro dos Monkees. Após sua saída da banda, formou a banda First National Band em 1969, com quem gravou os álbuns Magnetic South e Loose Salute (1970) e Nevada Fighter (1972). Nesse ano, formou outra banda apropriadamente chamada Second National Band e gravou mais alguns álbuns. Reza a lenda que ele esteve visitando o Brasil em 1976, mas não há muitos detalhes sobre essa estadia em terras brasileiras.
Micky decidiu seguir adiante como músico. Ela havia construído um estúdio caseiro graças à ajuda do sogro, gravando e produzindo músicas com alguns amigos, entre eles um tal Vince Furnier, que acabou se tornando Alice Cooper. Em 1971, chamou Pete para ajudá-lo numas canções que ele havia escrito. Depois que finalizou o trabalho, mostrou para um executivo da gravadora MGM e conseguiu um contrato, produzindo alguns singles nos três anos seguintes. Um deles, Easy on You/Oh Someone, contou com a co-produção de Pete. Em 1974, Micky e Mike Nesmith fizeram teste para viver o personagem Fonzie, um dos protagonistas do seriado Happy Days, mas não passaram porque eram muiito baixinhos pro papel. Nessa época, Micky foi um dos muitos companheiros de farra de John Lennon em seu "Lost Weekend". Seu envolvimento com drogas fez seu casamento com Samantha naufragar em 1975.
Davy por sua vez, decidiu atacar de empresário do ramo varejista e se passou a se ocupar cuidando de um mercadinho de rua em Nova York, NY chamado The Street mas não demorou muito para voltar a dar as caras na TV, apresentando o programa de variedades Pop Goes Davy Jones, onde recebeu artistas como Jackson 5 e The Osmonds. Graças ao sucesso em discos que o seriado The Partridge Family [A Família Dó Ré Mi] (ironicamente o programa que ficou no lugar do seriado dos Monkees) estava tendo, a Bell Records, gravadora deles se interessou pelo passe de Davy e ele assinou um contrato, lançando em 1971 o LP Davy Jones, seu segundo álbum solo (ele já havia gravado antes de fazer parte dos Monkees). Para promover a canção Girl (Charles Fox, Norman Gimbel), carro-chefe do disco, ele fez uma participação especial no seriado The Brady Bunch. Isso ajudou a retomar sua carreira de teen idol que andava em baixa desde o fim do série dos Monkees. Também partticipou do desenho do Scooby Doo, dublando a sua versão na animação. Infelizmente as baixas vendas de seus singles acabou resumindo seu contrato com a Bell.
Nos idos de 1975, Alguns promotores de shows foram atrás dos Monkees com propostas para a realização de uma tour de reunião. Micky então chamou Davy, Mike e Peter em sua casa em Hollywood Hills, Califórnia para discutir sobre o assunto. Já havia passado uns seis anos que o quarteto não se reunia e no início, com a nostalgia reinando, tudo parecia uma boa ideia. Só que infelizmente, Peter e Mike não quiseram levar o projeto adiante mas Micky e Davy consideraram a possibilidade de se reunirem. Resolveram então sondar os amigos Tommy Boyce e Bobby Hart, produtores;compositores do seriado sobre sua disponibilidade para o projeto e eles aceitaram. Começaram então a ensaiar juntos.
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
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