Em agosto de 1968, os Monkees continuavam gravando e passavam por uma crise interna, já que Peter não estava mais disposto a participar das sessões de gravação visando o sétimo álbum da banda. Foi acertada então uma turnê para o Japão e Austrália, dois lugares onde havia uma legião de fãs dos Monkees, marcando a primeira vez que eles visitaram a Ásia e a Oceania. Pete aceitou tocar também.
Em 18 de setembro de 1968, teve início a parte australiana da turnê, que contou com a banda local The Cherokees como apoio para seu spot solo. O primeiro compromisso foi quatro concertos nessa data e no dia seguinte no Festival Hall, em Melbourne; em seguida fizeram dois shows no Sydney Stadium, Sydney (21/09), dois shows no Festival Hall, em Brisbane (23/09), dois shows no Festival Hall em Brisbane (23/09), dois shows no Adelaide Centennial Hall, Adelaide (27/08) e finalizaram com mais dois shows no Sydney Stadium em Sydney (28/09).
No dia 3 de outubro de 1968, teve início a parte japonesa da turnê, que teve a banda The Floral como apoio para o spot solo. O primeiro e o segundo show (no dia seguinte) foram no Budokan Hall em Tóquio, mesmo lugar onde os Beatles haviam feito uma antológica apresentação em 1966. Um desses concertos foi filmado e posteriormente transmitido pela TV japonesa; em seguida, se apresentaram no Kyoto Kaikan Hall em Kyoto (05/10), finalizando no Festival Hall em Osaka (07 e 08/10). Esse foi o derradeiro show feito por eles como quarteto. Nos dias 11 e 12/10 foram ao ar trechos dos shows pela TV japonesa.
No dia 5 de outubro de 1968, enquanto rolava a turnê no Japão, foi lançado o single Porpoise Song (Goffin, King)/As We Go Along (Carole King, Toni Stern), produzido por Gerry Goffin. O lado A, uma composição psidodélica do casal Goffin & King, apresenta Micky nos vocais e é considerada a mais bem elaborada faixa da discografia dos Monkees de todos os tempos. O lado B, também cantado por Micky, é uma canção de Carole King em parceria com Toni Stern. O disco passou longe das primeiras colocações da Billboard.
Tão logo retornaram da turnê, os Monkees passaram a se envolver com um especial de TV da NBC protagonizado por eles, que recebeu nome de 33 1/3 Revolutions Per Monkee. Era um show de variedades onde seguiam um script e interagiam com convidados. A intenção original seria produzir três especiais estrelados pelos Monkees, dependendo do êxito que o programa tivesse entre os telespectadores.
No dia 6 de novembro de 1968, aconteceu em Nova York, NY, uma das premieres mundiais do filme Head (no Brasil, Os Monkees Estão Soltos), a primeira e única incursão dos Monkees na sétima arte, foi escrito por Rob Rafelson e Jack Nicholson, dirigido por Rafelson e produzido por Schneider, Rafelson e Nicholson e que tinha no elenco Victor Mature (1913-1999), Annette Funicello (1942-2013), Teri Garr (1944-) e o campeão de boxe Sonny Liston (1932-1970), entre outros. Tratou-se de uma aventura satírica e musical que nada tinha a ver com o plot do seriado. A película foi um verdadeiro fiasco de crítica e público. Orçado em US$ 750 mil, o filme só arrecadou US$ 16 mil. Ao que parece, muita gente da época não entendeu o propósito e o enredo do filme. O único lugar onde teve boa receptividade foi na França. O trio de produtores acabou produzindo posteriormente o clássico cult Easy Rider (no Brasil, Sem Destino).
Em 1º de dezembro de 1968, foi lançado Head, o sexto álbum dos Monkees, apresentando a trilha sonora do filme homônimo, produzido por eles e Gerry Goffin. Muitos músicos tarimbados dão as caras como banda de apoio: Carole King (violão), Stephen Stills (guitarra), Neil Young (guitarra) e Dewey Martin (bateria), três terços do recentemente finado Buffalo Springfield; Ry Cooder (guitarra) e Leon Russell (teclados), entre outros. Destacam-se as faixas Daddy's Song (Harry Nilsson), com os vocais de Davy, Can You Dig It e Long Title: Do I Have to Do This All Over Again? (Peter Tork), duas composições de Peter, sendo a primeira cantada por Micky e a segunda por ele; Circle Sky (Mike Nesmith), cantada por Mike, em duas versões. Na versão de estúdio apenas Mike figura, tocando guitarra e fazendo os vocais; na versão ao vivo, os Monkees participam, algo que não acontecia em disco desde Pisces, Aquarius, Capricorn 7 Jones Ltd); esse é o primeiro álbum dos Monkees sem canções da dupla Boyce & Hart.
Nesse mesmo mês, Davy foi o terceiro monkee a entrar pro rol dos homens sériaos, ao se casar com sua namorada a atriz Linda Haines. Reza a lenda que as fãs viraram a cara para Davy após ele ter se amarrado. Em 30 de dezembro de 1968, mesmo dia em que Davy e Mike fizeram aniversário, veio a bomba: Peter Tork estava oficialmente fora dos Monkees. Nunca foi explicado o motivo de sua saída, mas desde o início do ano ele já não se sentia à vontade nas sessões de gravação. Tanto que não participou de nenhuma das faixas trabalhadas para o vindouro sétimo álbum. Mike, Davy e Micky resolveram seguir adiante como trio e a estreia do novo formato aconteceu no programa de TV Hollywood Square.
Continua aqui
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
Em 18 de setembro de 1968, teve início a parte australiana da turnê, que contou com a banda local The Cherokees como apoio para seu spot solo. O primeiro compromisso foi quatro concertos nessa data e no dia seguinte no Festival Hall, em Melbourne; em seguida fizeram dois shows no Sydney Stadium, Sydney (21/09), dois shows no Festival Hall, em Brisbane (23/09), dois shows no Festival Hall em Brisbane (23/09), dois shows no Adelaide Centennial Hall, Adelaide (27/08) e finalizaram com mais dois shows no Sydney Stadium em Sydney (28/09).
No dia 3 de outubro de 1968, teve início a parte japonesa da turnê, que teve a banda The Floral como apoio para o spot solo. O primeiro e o segundo show (no dia seguinte) foram no Budokan Hall em Tóquio, mesmo lugar onde os Beatles haviam feito uma antológica apresentação em 1966. Um desses concertos foi filmado e posteriormente transmitido pela TV japonesa; em seguida, se apresentaram no Kyoto Kaikan Hall em Kyoto (05/10), finalizando no Festival Hall em Osaka (07 e 08/10). Esse foi o derradeiro show feito por eles como quarteto. Nos dias 11 e 12/10 foram ao ar trechos dos shows pela TV japonesa.
No dia 5 de outubro de 1968, enquanto rolava a turnê no Japão, foi lançado o single Porpoise Song (Goffin, King)/As We Go Along (Carole King, Toni Stern), produzido por Gerry Goffin. O lado A, uma composição psidodélica do casal Goffin & King, apresenta Micky nos vocais e é considerada a mais bem elaborada faixa da discografia dos Monkees de todos os tempos. O lado B, também cantado por Micky, é uma canção de Carole King em parceria com Toni Stern. O disco passou longe das primeiras colocações da Billboard.
Tão logo retornaram da turnê, os Monkees passaram a se envolver com um especial de TV da NBC protagonizado por eles, que recebeu nome de 33 1/3 Revolutions Per Monkee. Era um show de variedades onde seguiam um script e interagiam com convidados. A intenção original seria produzir três especiais estrelados pelos Monkees, dependendo do êxito que o programa tivesse entre os telespectadores.
No dia 6 de novembro de 1968, aconteceu em Nova York, NY, uma das premieres mundiais do filme Head (no Brasil, Os Monkees Estão Soltos), a primeira e única incursão dos Monkees na sétima arte, foi escrito por Rob Rafelson e Jack Nicholson, dirigido por Rafelson e produzido por Schneider, Rafelson e Nicholson e que tinha no elenco Victor Mature (1913-1999), Annette Funicello (1942-2013), Teri Garr (1944-) e o campeão de boxe Sonny Liston (1932-1970), entre outros. Tratou-se de uma aventura satírica e musical que nada tinha a ver com o plot do seriado. A película foi um verdadeiro fiasco de crítica e público. Orçado em US$ 750 mil, o filme só arrecadou US$ 16 mil. Ao que parece, muita gente da época não entendeu o propósito e o enredo do filme. O único lugar onde teve boa receptividade foi na França. O trio de produtores acabou produzindo posteriormente o clássico cult Easy Rider (no Brasil, Sem Destino).
Em 1º de dezembro de 1968, foi lançado Head, o sexto álbum dos Monkees, apresentando a trilha sonora do filme homônimo, produzido por eles e Gerry Goffin. Muitos músicos tarimbados dão as caras como banda de apoio: Carole King (violão), Stephen Stills (guitarra), Neil Young (guitarra) e Dewey Martin (bateria), três terços do recentemente finado Buffalo Springfield; Ry Cooder (guitarra) e Leon Russell (teclados), entre outros. Destacam-se as faixas Daddy's Song (Harry Nilsson), com os vocais de Davy, Can You Dig It e Long Title: Do I Have to Do This All Over Again? (Peter Tork), duas composições de Peter, sendo a primeira cantada por Micky e a segunda por ele; Circle Sky (Mike Nesmith), cantada por Mike, em duas versões. Na versão de estúdio apenas Mike figura, tocando guitarra e fazendo os vocais; na versão ao vivo, os Monkees participam, algo que não acontecia em disco desde Pisces, Aquarius, Capricorn 7 Jones Ltd); esse é o primeiro álbum dos Monkees sem canções da dupla Boyce & Hart.
Nesse mesmo mês, Davy foi o terceiro monkee a entrar pro rol dos homens sériaos, ao se casar com sua namorada a atriz Linda Haines. Reza a lenda que as fãs viraram a cara para Davy após ele ter se amarrado. Em 30 de dezembro de 1968, mesmo dia em que Davy e Mike fizeram aniversário, veio a bomba: Peter Tork estava oficialmente fora dos Monkees. Nunca foi explicado o motivo de sua saída, mas desde o início do ano ele já não se sentia à vontade nas sessões de gravação. Tanto que não participou de nenhuma das faixas trabalhadas para o vindouro sétimo álbum. Mike, Davy e Micky resolveram seguir adiante como trio e a estreia do novo formato aconteceu no programa de TV Hollywood Square.
Continua aqui
Fontes:
Monkees Sessionography
The Monkees Film & TV Vault
https://www.monkeeslivealmanac.com
Wikipedia
Comentários
Postar um comentário