Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, a turnê de verão

As boa vendagens e o as excelentes críticas do álbum Headquarters provaram que os Monkees continuavam com tudo no cenário musical. As filmagens do seriado e as sessões para o quarto ano estavam indo de vento em popa. Além disso, a banda estava prestes a começar uma nova turnê, com direito a dois shows no Wembley Pool, Inglaterra, já que na Terra da Rainha Elizabeth eles eram uma unanimidade entre os jovens súditos de Sua Majestade. Para os spots solo do braço britânico da tour, foi chamada a banda inglesa Epifocal Phringe (também conhecida como Echoes). Em 28 de maio de 1967, Davy apareceu no programa televisivo britânico Secombe & Friends.

No dia 4 de junho de 1967, os Monkees, juntamente com os produtores Bert Schneider e Rob Rafelson e o diretor James Frawley, participaram da cerimônia de entrega do Emmy, o Oscar da TV dos EUA. O seriado levou pra casa duas estatuetas nas categorias Melhor Direção de Comédia para James Frawley e Melhor Série de Comédia, desbancando pesos pesados como Bewitched (A Feiticeira), Get Smart (Agente 86) e Hogan's Heroes (Guerra, Sombra e Água Fresca). 

No dia 9 de junho de 1967, a banda se apresentou no estádio Hollywood Bowl, na Califórnia. Entre 16 e 18 de junho de 1967, Peter e Micky compareceram ao mítico Festival de Monterey, com Tork fazendo as vezes de apresentador de algumas bandas. Ficaram tremendamente admirados com a antológica performance de Jimi Hendrix (1942-1970), virando seus fãs no ato. Em 28 de junho, a banda viajou para Paris, França para realizar algumas filmagens pro seriado.

Em 29 de de junho de 1967, a banda viajou para a Inglaterra, onde Micky fez uma aparição no Top of the Pops. A Turnê de Verão dos Monkees ao Reino Unido foi patrocinada pela NEMS Enterprises de Brian Epstein (1932-1967), empresário dos Beatles, que organizou uma festa de boas-vindas para a banda nessa mesma data. O evento contou com as presenças de John, Paul e George acompanhados de seus cônjuges. Ringo não pôde comparecer porque sua esposa estava em vias de ter um bebê. Também estiveram na festa Samantha Juste, Dusty Springfield, Lulu, Eric Clapton, The Who, Procol Harum, Manfred Mann, Barry Miles e Jeff Beck, entre outros. Fora do local da festa, estavam cerca de 700 fãs dos Monkees.

Em 30 de junho de 1967 e os Monkees fizeram o primeiro de dois shows em Wembley Pool, onde contaram com a abertura da Jimi Hendrix Experience, capitaneada pelo Mago da Guitarra Jimi Hendrix. Essa parceria, que iria abranger toda a turnê, infelizmente durou até meados de julho, pois o guitarrista pediu as contas porque não aguentava mais os gritos das fanzocas de Davy Jones atrapalhando seu set. Elas ficavam gritando a plenos pulmões "Queremos Davy!", causando um certo desconforto. Os Monkees lamentaram muito o ocorrido, pois tinham um grande respeito por Jimi e consideravam uma honra partilhar do mesmo show.

Em 1º de julho de 1967, foi lançado exclusivamente para o Reino Unido o single Alternate Title [como a canção Randy Scouse Git (Dolenz) era conhecida na Inglaterra)/Forget That Girl (Douglas Farthing Hatlelid). No dia seguinte, aconteceu o segundo e último show em Wembley. Em 7 de julho, último dia de sua estadia em solo britânico, os Monkees participaram do programa Top of the Pops.

Continua aqui.


Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia














 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.