Pular para o conteúdo principal

Biografias Musicais: The Monkees, a parte americana da turnê de verão.

Os dias em que os Monkees em solo inglês foram de plena histeria entre os jovens do país, fenômeno que a imprensa local chamou de Monkeemania, em alusão à loucura causada pelos Beatles em pleno auge da Beatlemania. Fãs gritando e desmaiando, grande proteção policial ao assédio juvenil, enfim uma verdadeira loucura!

 Em 8 de julho de 1967, de volta aos EUA, os Monkees fizeram um show em em Jacksonville, Flórida, dando início ao trecho americano da turnê, que tinha The Sundowners como banda de apoio nos spots solo e a abertura de Jimi Hendrix Experience. Do dia 9 até o fim de julho, continuaram se apresentando em diversas cidades do país: Miami, Flórida (09/07), Charlotte, Carolina do Norte (11/07), Greensboro, Carolina do Norte (12/07), Nova York, NY (14 a 16/07), Buffalo, NY (20/07), Baltimore, Maryland (21/07), Boston, Massachusetts (22/07), Filadélfia, Pensilvânia (22/07), Nova York, NY (27/07), Cincinnati, Ohio (28/07) e Chicago Illinois (30/07). Em algum dia de julho de 1967, Micky deu uma canja no show do Buffalo Springfield numa reserva indígena em Hayward, Wisconsin.


No dia 10 de julho de 1967, foi lançado o quarto single Pleasant Valley Sunday (Goffin, King)/Words (Boyce, Hart), tendo ambas as canções cantadas por Micky. O lado A foi escrito pelo casal de compositores Gerry Goffin e Carole King, que marcaram presença as primeiras sessões dos Monkees na Era Kirshner. O anverso, da dupla Boyce & Hart, tem a participação de Pete nos vocais, mais Mike e Davy nos backings. Era um número recorrente nos episódios do seriado. Foi o primeiro disco dos Monkees a não figurar na liderança da Billboard, abocanhando apenas o terceiro lugar. Só ficou na pole position no Canadá e em segundo lugar na Nova Zelândia.

Mesmo estando em trânsito devido à turnê, os Monkees ainda tiveram que participar das sessões para o quarto álbum. Em 21 de julho de 1967, quando estavam fazendo os shows em Nova York e Bufflalo, foram ao estúdio novaiorquino da Columbia Records, onde fizeram mixagens e acabamento na faixa She Hangs Out. Curiosamente, trata-se de um remake da música, já que foi gravada originalmente durante as malfadadas sessões paralelas capitaneadas por Don Kirshner em janeiro de 1967 contando apenas com Davy no vocais.

Em 2 de agosto de 1967, em meio aos shows da turnê, os Monkees filmaram uma série de clipes para o seriado chamada Rainbow Room Sessions, que recebeu esse nome porque eles gravaram cenas musicais em uma grande sala com um arco-íris pintado, localizada no 
Fred Niles Studio, em Chicago, Illinois. Eles tocaram e cantaram as músicas  She Hangs Out, Daydream Believer, No Time, Randy Scouse Git, Pleasant Vally Sunday, Love is Only Sleeping e What Am I Doing Hangin’ ‘Round?, num dos mais lembrados e celebrados pelos monkeefans.

Em agosto de 1967, a turnê teve continuidade com shows em St. Paul, Minnesota (04/08), St. Louis, Missouri (05/08) e Des Moines, Iowa (06/08), Dallas, Texas (09/08), Houston, Texas (10/08), Shreveport, Louisiana (11/08), Mobile, Alabama, show que foi gravado e posteriormente virou bootleg (12/08), Detroit, Michigan (13/08),Memphis, Tennessee (17/08), Tulsa, Oklahoma (18/08), Oklahoma City, Oklahoma (19/08), Denver, Colorado (20/08), Seattle, Washington, concerto que foi gravado e algumas partes apareceram no álbum ao vivo lançado em 1987 (25/08), Portland, Oregon, também foi gravado e algumas partes incluídas no álbum ao vivo lançado em 1987 (26/08).

No dia 27 de agosto de 1967, aconteceu o derradeiro show da turnê de verão em Spokane, Washington. Os Monkees voltaram então a Hollywood para continuar as filmagens do seriado e sessões do novo álbum. Esse show também teve trechos gravados para o álbum ao vivo lançado em 1987. Nesse mês, eles também estiveram nos estúdio da RCA em Nashville, Tennessee para gravações do quarto álbum.



Fontes: 

Monkees Sessionography

The Monkees Film & TV Vault

https://www.monkeeslivealmanac.com

Wikipedia




Continua aqui




 



Quarto single da banda, lançado em 10 de agosto de 1967






                                                              Hendrix: show de abertura



                          The Sundowners: banda de apoio aos spots solos dos Monkees













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografias Musicais: The Monkees, o início das turnês

Com o seriado indo de vento em popa e as altas vendagens de seus discos, no fim de 1966, os Monkees estavam prestes a encarar o desafio de se apresentar ao vivo, pela primeira vez em seus três primeiros meses de vida. Sem tempo hábil pra ensaiar, eles tiveram que aproveitar as brechas entre as filmagens dos episódios pra passar o setlist dos shows, dormindo muito pouco. A estreia da turnê aconteceu no dia 3 de dezembro de 1966 no Honolulu International Center , no Havaí, EUA. Como o set deles era muito curto, tiveram a ideia de fazer alguns spots solo ladeados pela Candy Store Prophets, banda dos produtores Boyce e Hart, para incrementar o repertório. Sem seguir o planejamento inicial como instrumentistas, eles se revezaram tocando os instrumentos: Davy ora tocava bateria, percussão ou baixo, Peter ficava entre o baixo e a guitarra (além de tocar banjo e teclados), assim como Mike (que também cantava alguns de seus números) e Micky tocava bateria e também se aventurava como fr...

Biografias Musicais: The Monkees, o sucesso enfim

Desde que estreou na TV nos EUA, o seriado dos Monkees fez um enorme sucesso e a banda virou um grande sucesso junto aos jovens do país. Aliado a isso, foram lançados singles e álbuns que foram muito bem em vendas, tornando os Monkees a bola da vez entre os jovens norte-americanos.  Só que a política adotada pelo "capo" Don Kirshner de deixar os Monkees de fora da criação e elaboração dos discos ainda prevalecia, para desgosto de Mike Nesmith que queria poder ter mais liberdade como músico e compositor. Durante uma nova sessão de gravação, em junho de 1966, visando um novo álbum, os músicos de apoio tocavam as bases para os Monkees colocarem as vozes. O primeiro single dos Monkees, Last Train to Clarksville/Take a Giant Step foi lançado em 16 de agosto de 1966, quase um mês antes da estreia do seriado, produzido por Tommy Boyce e Bobby Hart, sendo a canção do lado A cantada por Micky Dolenz, debutando como vocalista num disco dos Monkees com uma composição de Boyce e Har...

I'm back again!

Já tem pelo menos um ano que não escrevo. Aproveitando que nesses dias de Corona Virus minhas atividades musicais estão suspensas, vou voltar a ocupar meu tempo fazendo outra coisa que amo além de tocar/cantar: escrever. Aqui no McKenna Music Review, vocês lerão biografias, curiosidades, histórias e relatos de vida. Espero que gostem.